27 de jun. de 2012

Dica de Leitura + Resenha

Acabo de ler a biografia romântica da autora Marlena de Blasi, intitulada Mil dias em Veneza , que tal conferir?


Sinopse:

Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica – o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade.
Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu a ir a Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos.
Desde aquela primeira visita, Marlena sempre tinha a sensação de que estava indo a um encontro. Em 1993, o encontro finalmente aconteceu. Ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista.
Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o “estranho”, como costumava chamar Fernando.
Ele não falava quase nada de inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e se reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive as refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados.
À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de duas pessoas de meia-idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.
Em Mil dias em Veneza, Marlena evoca vividamente as imagens, os sons e os aromas de uma das cidades mais românticas do mundo e divide com os leitores as receitas que estiveram presentes em alguns dos momentos mais importantes de sua vida.




Minha opinião:

Bem, a sinopse é bastante atrativa, mas o livro desmerece qualquer primeiro encanto. Não que ele seja ruim, mas acredito que é necessário ter uma certa maturidade para lê-lo e vê-lo com outros olhos. Quanto a mim, esperava uma leitura mais deleite, leve e rápida, entretanto, ela foi massante e desinteressante. Alternando entre alguns altos e baixos, acho que o livro prende a atenção em alguns determinados pontos (como o momento que Marlena conhece Fernando e o casamento deles) mas perde-se muito tempo com as descrições da escritora. O livro conta com um capítulo especial, dedicado aos pratos citados pela autora  que é uma chef  onde ela instrui sobre os ingredientes e o modo de preparo. No finalzinho do livro existe um pequeno guia turístico sobre Veneza e os lugares que todo turista não deveria deixar de conhecer. Comprei-o por um parco preço e acredito que ele vale o que foi pago. Para quem aprecia a Itália,  a gastronomia italiana e obras baseadas em fatos reais, é uma boa dica.


9 comentários:

  1. Hey!
    Adorei esse paraíso *-*
    Quer se afiliar? Já estou seguindo!
    Bjos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia deixar o link do seu blog para que eu possa avaliá-lo?

      Beijos flor;

      Excluir
  2. Flor, o concurso em meu blog não é sorteio, e sim votação!

    http://euemeujardimsecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também vi esse livro à venda por um preço muito baixo, mas não me arrisquei a comprar. Sequer sabia que autora era a própria narradora de sua história... E, aliás, acho isso muito bacana, porque a história torna-se mais "viva" pra mim, sabe? Mas, convenhamos, é meio estranho eles se apaixonarem à primeira vista (pelo menos eu acho que não existe isso, ;P) Enfim, no momento estou preferindo ler romances mais rápidos e não muito românticos, por assim dizer, rs
    Acho isso de Veneza ser o cenário principal muito interessante, afinal é o local de Romeu & Julieta, hahaha :D

    Obrigada por me avisar da resenha! :) Ela ficou muito bacana, de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Não conheciia estte livro , mais pela sinopse parece ser boom . Voou procurá-lo nas bancas .
    http://tudoqueumagirltemquesaber.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é bastante conhecido, mas para quem gosta de biografias, tá aí uma boa pedida;
      Valeu Roberta

      Excluir
  5. Oi! Esse livro parece ser bom :)
    E amei seu blog ♥ Já estou Seguindo#
    Aceita Afiliação?
    Beijos :*

    http://girlsonlineoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Primeiros Erros!
Atenção: nem todos os textos, imagens e demais conteúdos do blog são de minha autoria. Para maiores informações, críticas ou sugestões, entre em contato através de comentários.


Solte o verbo! Comente!