16 de ago. de 2012

Dica de Leitura + Resenha

Olá! Meus anjos, tudo bem? Primeiramente gostaria de ser um tanto egocêntrica e desejar para mim mesma um feliz aniversário haha .  Agora vamos ao que interessa, quem conhece A Conspiração Franciscana do autor John Sack?


Sinopse:

Em 1230, a Ordem dos Franciscanos dissimulou os estigmas da pele de São Francisco de Assis e escondeu o lugar exato de sua tumba, que só seria descoberta 600 anos depois. Que segredo terrível e ameaçador a Igreja desejava ocultar?Traduzido para mais de vinte países, A conspiração franciscana é uma obra de ficção baseada em fatos reais que prende o leitor do começo ao fim. Pouco antes de morrer, frei Leo, um grande companheiro de São Francisco, escreve uma carta de despedida para seu amigo Conrad e esconde nos ornamentos do pergaminho uma mensagem que faz referência a acontecimentos misteriosos da vida do santo. Preocupado com as possíveis implicações políticas e religiosas da carta, Conrad abandona seu isolamento nas montanhas e atravessa a Itália para encontrar explicações. Que motivação estaria por trás da atitude de frei Leo? E por que mandara uma mensagem cifrada? Ao buscar respostas, Conrad descobre uma armação de altos membros do clero para proteger um segredo que poderia destruir a Ordem e abalar os alicerces da Igreja Católica, colocando em risco sua vida, seus votos e sua própria fé. Numa trama cheia de suspense, romance e aventura, A conspiração franciscana conduz o leitor por histórias paralelas que pouco a pouco vão se cruzando e revelando conexões surpreendentes.

Minha opinião:

Mergulhei nesta leitura cheia de expectativas. Após ter lido  Papisa Joana e simplesmente amado, acreditei que A Conspiração Franciscana me surpreenderia tanto quanto o outro livro. E me surpreendeu, negativamente, é claro.
O início da história é bastante parado, a história começa a se desenrolar mais rapidamente a partir do momento que Amata conta a Conrad a história da sua vida, mas antes disso decorrem dezenas de páginas insípidas. 
Acredito que o foco do autor foi se perdendo com o tempo, em determinados momentos o leitor até esquece qual era o propósito inicial do livro. Mesmo assim, é bom ler as palavras de John Sack, ele descreve os ambientes e os personagens de um jeito todo particular, além do fato de podermos acompanhar o amadurecimento de todos os personagens, a ampliação dos seus horizontes e a quebra de diversos dogmas.
O desfecho foi decepcionante, garanto desde já. Morno, sem sal. Você acaba a leitura e se pergunta: era isso? Só isso? Cadê o clímax?
Como já comentei, existe um trabalho de pesquisa por trás realmente encantador que enriquece o livro generosamente, e assim como a obra de Donna Woolfolk Cross, a trama é todo envolta por um véu histórico que remete à Idade Média (confesso:  sou apaixonada por essa temática), porém este não é um motivo totalmente válido para a leitura. 
Vontade é mais do que necessária para ler este livro, mas se você gosta de tramas reflexivas: a dica está dada.

Mais informações: aqui!

10 comentários:

  1. Nunca li, mas pelo que você disse.. acho que não vou ler! É tão ruim ler um livro, e se decepcionar com o final, ou a história toda! Do mesmo jeito que é ruim acabar um livro bom.. :(
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostei muito do livro, acredito que seja necessário ter uma certa 'maturidade' para lê-lo e adorar. Mesmo assim, leia-o e tire suas próprias conclusões.

      Excluir
  2. Nunca gostei de um livro que nos decepcionasse com o final e fazer o leitor se esquecer de qual o propósito do livro é um pecado! Hahaha
    Apesar desses pontos negativos, também não dispenso uma boa leitura sobre a Idade Média. Gosto bastante de ler sobre esse tema (aliás, qualquer tema histórico ^^) e sua resenha me deixou com um pouquinho de curiosidade! Vou procurar saber mais, hahaha

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A temática é ótima, mas o meu desapontamento é proveniente dessa comparação com Papisa Joana. Talvez para quem não leu este livro, gostará mais do que eu gostei de Conspiração Franciscana, e como já disse, gostos são gostos, não é?

      Excluir
  3. Nunca li, mais pela resenha não achei muito interessante =/

    Beijos,
    http://placestyle.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não é uma temática que me agrada, por isso sei que não vou ler!!!

    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui! ;D}

    ResponderExcluir
  5. Tinha ateh um certo interesse em ler esse livro, mas quando vc disse que começava parado, a vntade sumiu de imediato.

    Parabéns atrasado. ^^

    http://girlfatemusic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O começo é realmente bem chatinho :/

      Obrigada fofa *-*

      Excluir

Bem-vindos ao Primeiros Erros!
Atenção: nem todos os textos, imagens e demais conteúdos do blog são de minha autoria. Para maiores informações, críticas ou sugestões, entre em contato através de comentários.


Solte o verbo! Comente!