4 de jul. de 2012

Dica de Leitura + Resenha

Como prometido — e fugindo um pouco dos conselhos costumeiros—  gostaria de falar sobre o livro que acabei de ler. Apesar de não se tratar de um lançamento, vale a recomendação. Quem já leu Doidas e Santas, da Martha Medeiros?

Sinopse 

Martha Medeiros, poeta, cronista, romancista, conquistou o Brasil com seus textos, publicados em jornais de repercussão nacional, sites e livros que se transformaram em best-sellers.
Doidas e Santas reúne cem crônicas que falam direto ao coração de suas leitoras e seus leitores. Nelas, Martha expõe os anseios de sua geração e de sua época, tornando-se uma das vozes mais importantes entre as recentemente surgidas no cenário nacional. As alegrias e as desilusões, os dramas e as delícias da vida adulta, as neuroses da vida urbana, o prazer que se esconde no dia-a-dia, o poder transformador do afeto, os mistérios da maternidade, enfim, o cotidiano de cada um de nós tornou-se o principal tema da autora. Como toda grande artista, ela consuma o sortilégio da literatura: traduzir e expressar o que vai na alma de sua enorme legião de admiradores.
Dona de uma sensibilidade incomum, Martha Medeiros tem para tudo um olhar, uma reflexão e uma reação fresca, nova, de alguém que pela primeira vez se depara com o inesperado, seja o assunto o Dia dos Namorados, a decisão de se começar a fumar, um sentimento de desconforto por qualquer coisa, uma paranóia que se imiscui sub-repticiamente ou um amor que acaba. Sempre terna e indignada, amantíssima da cultura contemporânea e dona de um imbatível senso de humor, em suas crônicas – assim como em sua poesia – Martha torna, para todos nós e com muita destreza, mais palatável o imponderável da vida.


Minha opinião:
Quem acompanha o blog já conhece a minha admiração pela Martha Medeiros, portanto, falar sobre ela é, como dizem, chover no molhado. Já a conheço de longa data, lendo suas crônicas tanto na internet quanto em revistas e jornais, mas, de fato, esta é a primeira obra dela que leio. 
Como a sinopse diz, Martha é dona de uma sensibilidade incomum, e isso pode ser confirmado com o decorrer das páginas, que fluem de uma maneira tão rápida que você só se dá conta que acabou o livro  quando solta o fôlego pela última vez.
O título é intrigante e a capa acompanha este espírito. Entre as crônicas deste livro, destaco a que nomeou-o: "Doidas e Santas" e aqui vai um trecho para que vocês possam compreender o quê afirmo: 
"Eu só conheço mulher louca.

Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações:
exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante.
Pois então. Também é louca. E fascina a todos."
Doidas e Santas é uma leitura leve, fácil. As crônicas, geralmente, possuem duas páginas que voam tão agilmente que nem percebe-se o tempo passar.
Mas como nem tudo são rosas, o livro perdeu um pouco na questão dos temas. São diversificados, cotidianos, entretanto, repetiu-se algumas vezes durante o livro. Para quem gosta de crônicas, Martha Medeiros é sempre bem vinda, bem vista e contagiosamente feliz.

6 comentários:

  1. Passando para uma visitinha, amei seu blog, seus posts são todos fofos, bjs. bjs.

    www.girlsteensgn.blogspot.com.br

    entre, conheça e siga, bjs. bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, parece ser ótimo livro! ^^

    bjs
    theplugados.blogspot.com

    Se não for te incomodar, será que você pode visitar o blog da minha amiga? ela tá começando agora... http://borboletasnagaveta.blogspot.com.br/ obg!

    ResponderExcluir
  3. Olá! O livro parece ser ótimo mesmo! Adoreii! ♥

    Gostaria de convidar para conhecer meu blog, se não for incômodo...
    vidadathais.blogspot.com
    Espero você por lá. Beijos.

    Ps.: Já sigo seu blog há um tempinho, mas não lembro de ter comentado nele (que vergonha!) '.'

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Primeiros Erros!
Atenção: nem todos os textos, imagens e demais conteúdos do blog são de minha autoria. Para maiores informações, críticas ou sugestões, entre em contato através de comentários.


Solte o verbo! Comente!